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Reunião apresenta novos membros da equipe e resultados das ações da Funarte

A reunião geral com os servidores e colaboradores da Funarte em 20 de setembro foi no Teatro Cacilda Becker no Catete, de casa cheia. A Presidenta Maria Marighella abriu a reunião lembrando uma frase de Cacilda Becker, que mostra a importância de levar a arte aos diversos públicos: “Todo teatro é meu teatro”.

A Presidenta agradeceu o empenho de todos na chamada Retomada da Funarte; e que tem tido número recorde de inscrições nas diversos mecanismos de fomento; e disse que “começamos a circular para fora do país”. Ela esteve recentemente representando a Funarte em atividades da cultura brasileira, em Paris (FR) e Madri (ESP) e a instituição organiza um programa para internacionalização das artes.

A presidenta apresentou diversos novos colaboradores que estão assumindo funções na Funarte. São eles

  • Hudson Cláudio Lima, Coordenador de Música de Conserto.
  • Gil Tuchtenhagen, Camila Schlinder e João Victor Onofre, colaboradores de design e redes sociais da Comunicação.
  • Paulo Henrique Barros, Coordenador de Música Popular.
  • Ricardo Gracindo Dias, Coordenador em São Paulo.
  • Luisa Vasconcelos Hardman, Coordenadora do Pronac.
  • Rogério Klein Salles, Ouvidor.
  • Izabel Costa, Coordenadora de Artes Digitais.

O diretor-executivo, Leonardo Lessa, reafirmou a intenção da direção de manter as reuniões periódicas com os trabalhadores da Casa, sendo que, a partir de agora, mais espaçadas, devendo as próximas acontecerem em novembro e fevereiro.

Circula Funarte

A Assessora Técnica Carol Rosário apresentou os resultados do Circula Funarte, programa criado para “falar com todo o Brasil, escutar todos estes Brasis”. Até o momento o Circula Funarte visitou 9 capitais nas cinco regiões do país, com um público de cerca de 1.200 participantes presenciais e mais de 4.100 participantes online.

As reuniões para divulgar as atividades da Funarte foram realizadas em articulação com os parceiros dos estados e municípios, com espaços cedidos e apoio na divulgação junto aos produtores culturais locais.

Programas em andamento e próximas etapas

A Direção apresentou em grandes números os resultados dos programas em andamento que atingiram recorde de inscrições. Estes dados ainda estão sendo tratados e analisados para futura divulgação.

Uma curiosidade: as inscrições de projetos no último dia de prazo foram tantas, que provocaram lentidão no sistema da plataforma “Prosas” e levaram a uma prorrogação, além da decisão de selecionar mais jurados para avaliação dos projetos em algumas categorias.

Entre as próximas etapas estão Difusão Nacional na modalidade de bolsas e Projetos para Internacionalização das Artes.

Integridade

O presidente da Comissão de Ética, Marcos Felipe Pereira, também conselheiro fiscal da Asserte, falou sobre o lançamento do Programa Integridade em Cena do Sistema MinC, no dia 12/09/2023. A ação visa a criar uma rede de integridade e ética.

Medida inédita, o Programa implementa fóruns temáticos de colaboração entre as instâncias de integridade do Sistema MinC: auditorias internas, comissões de ética, corregedorias, ouvidorias e unidades setoriais de integridade, transparência e acesso à informação. O objetivo é incentivar a proposição de iniciativas transversais, evitar a sobreposição de esforços, racionalizar custos e melhorar o desempenho e a qualidade dos resultados de seus servidores, colaboradores e público em geral.

Nesse evento, em Brasília, a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances apresentou a palestra “Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação”.

Marcos Felipe disse que o encontro foi uma boa troca de experiências, e destacou a importância de todos os servidores e colaboradores conhecerem o Guia Lilás.

O Coordenador da COGEPE, Jorge Felipe Magalhães, falou sobre o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e anunciou a criação de um grupo de trabalho para diagnosticar as condições existentes

Volta ao Capanema

Marcelo Mavignier, Vice-Presidente da Asserte

O Vice-Presidente da Asserte, Marcelo Mavignier, falou de sua participação no GT da reocupação do Palácio Capanema. Ele comentou que esta só deve acontecer em meados de 2024. Também convocou todos e todas a participarem da Plenária da Cultura, e reforçou a chamada para que os servidores e colaboradores se filiem a Associação, pois “as conquistas são um trabalho do coletivo”.

Ele lembrou que a Assembleia da Associação, realizada no dia 15 de setembro, aprovou o encaminhamento às reuniões do Fórum da Cultura da pauta de equiparação salarial da tabela dos servidores com a da Fundação Casa de Rui Barbosa. Marcelo destacou também que a Assembleia aprovou um pedido de reunião com o Gabinete da Funarte sobre o retorno ao Palácio Capanema, para atualização e abertura do diálogo sobre o tema.

Aline Vila Real, Diretora da Diretoria de Fomento e Difusão Regional (DDIF), informou sobre uma Comissão de Seleção Interna e um GT de Inteligência de Mercado.

Laís Santos de Almeida, Diretora de Projetos, apresentou a questão da acessibilidade como demanda de artistas e não apenas voltada para o público de eventos. Ela lembrou das conferências preparatórias para Congresso Nacional da Cultura que será de 4 a 8 de março de 2024. Também anunciou a publicação do 9º Caderno Técnico de Conservação Fotográfica, disponível no site da Funarte.

Maria Marighella agradeceu ao administrador do Teatro Cacilda Becker, Natanael C. da Silva e a toda sua equipe, pela recepção da reunião e encerrou as atividades.

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